24.8.04

Pinturas de um olhar


DÚVIDAS

"Até onde eu vou?
Quantos passos vou dar?
Algo dentro de mim restou
Eu devo continuar

Mesmo vivendo uma ilusão
Banhado na força da dor
Entranhado no coração
A falsidade de um amor".

Bruno Freitas Martins Costa


Não sei se alguém vai me ler. Falei que iria escrever um dia, e só agora, quase uma semana depois, consegui ter paciência para descorrer um pouco. Fruto da falta de tempo, da falta deinspiração, da falta de tudo. Falta-me entender por que ainda escrevo aqui. Se tenho cinco leitores é muito. Só uma pessoa me responde, que é a namorada do meu irmão; meu irmão em si nem tem paciência para ler minhas palavras. Mas tudo bem. A vida continua.

Hoje, 24 de agosto de 2004. Terça Feira. Seis e meia da tarde. Tantas coisas aconteceram comigo nestes últimos dias! Meu olhar pintou vários quadros sobre meus dias. Minhas impressões, minhas expressões, a costumeira falha com a tinta do instinto, masmo usando o pincel da razão. Se tenho a aquarela da esperança, falta-me a inspiração do coração. Mas ainda assim saem quadros que ilustram justamente o que se passa no meu espírito.

1º Quadro - Raiva - O trabalho. Nada hoje me estressa mais do que o meu trabalho. Fico pensando quem é a anta que põe na mesma célula de atendimento clientes que pagam uma média de R$300,00, junto com clientes que pagam(?) R$25,00. Vejo uma debandada de clientes de grande consumo por causa destes outros, de pouco custo. Estes de baixo calão pecuniário precisam de uma célula independente, já que são usuário de um produto sui generis. Peço perdão para vocês, de baixo consumo, mas atendê-los está me deixando insano. Essa pintura ficou toda borrada, devido à pouca paciência com que foi pintada. Quadro abstrato, assim como minha paz interior. De concreto, só a tinta e a tela.

2º Quadro - Sentimentos - Ainda era tempo de acreditar no amor... Sonhei que a vida era perfeita, que o amor ainda podia acontecer, que a verdade brotaria, que a paixão nasceria, e a força de uma paixão poderia transpassar gerações... Tudo uma bela utopiua, de matar velho de tédio. Eu ainda acredito na felicidade. Tudo a seu tempo, é claro. Acredito que as palavras podem ser mais fortes que o físico; creio que a sinceridade pode se valer mais que a roupa que se veste, ainda acho que a beleza interna é mais bela que a interna; Tenho certeza que a futilidade não tem chance contra o amor. É uma pena que só eu penso assim. Um lindo quandro impressionista, detalhado ao máxim,o. Como o sentimento que se expõe aqui. Concretizado ao total.

3º Quadro - Preocupação - Vi pessoas com muitos problemas. Sei que não sou capaz de milagres. Toda a minha força se concentra na oração, e sei que estou fazendo o que posso. Sei que DEUS está se manifestando nestas vidas, e tenho fé que tudo isso passará. Eu creio. Mando essa mensagem para todos que se encontram com sérios problemas pessoais: Tudo a seu tempo. Esse quadro foi no estilo pontilhismo de Van Gogh, onde os sonhos se materializam no toque do pincel. Toque a toque, passo a passo, assim como a vida.

4º Quadro - Decepção - Uma pessoa me decepcionou deveras. Uma não, mas várias. Perdi tempo, saliva, Papel, tinta, sonhos e lágrimas com pessoas assim. Talvez eu deixe tudo pra trás. Talvez eu desista destas amizades. Na verdade, vou esperar. Deixarei o coração me ensinar a entendê-las; as que eu conseguir entender, vou manter; as outras, vou abandonar. Quem ainda tiver um pouco de apreço por minha amizade que fale comigo. Não quero ser injusto. Prefiro esperar. Mas, quando eu decidir, não vou olhar pra trás. Manterei as pessoas que se agradam com minha amizade, e me fortalecerei com elas. Prefiro raros amigos a muita falsidfade. um quadro pintado com aquarela de pranto e tela de ilusão.

5º Quadro - Esperança - Tudo vai dar certo. Espero que tudo possa seguir adiante. É tempo de seguir, é tempo de sentir, é tempo de esperar. Falha e falta. Farsa e traição. Mas ainda acredito nas pessoas. Tenho esperança que algumas cabeças vão mudar, e que meu coração possa encontrar alguém forte o bastante para quebrar a casca de pedra que envolve o meu coração. Mais uma vez, tudo a seu tempo. Tela máxima, pintada com o máximo de esmero, no melhor estilo renascentista do pai da invenção, Leonardo Da Vinci.

6º Quadro - Contenda - Teve uma grande amiga minha, uma irmã de verdade, que acabou se metendo em briga com o próprio noivo(!) por minha causa. Tudo por causa das mensagens em SMS (torpedos) que envio pro celular dela. Tudo simples. Uma palavra: Princesinha. O suficiente para uma confusão envolvendo o meu nome. Peço perdão para essa minha irmãzinha. Nunca vou conseguir devolver todo o carinho que ela prestou pra mim. Obrigado, Alininha. Eu preciso de amizades como a tua: Verdadeira, forte, carinhosa, que não confunde as coisas. Uma verdadeira irmã em Cristo. Te amo como se fosse minha irmã de sangue. Sinceramente. Um quadro cubista, abstrato, interpondo as reações. Típico do mestre
Picasso.


Bem, se só ilustro aqui seis pinturas, foi porque os outros quadros não possuem valor relevante. Espero um sonho revelador que possa me mostrar a verdadeira razão da minha existência. Sou muito diferente das pessoas que estão aqui. Humanos? Como, se lhes falta justamente humanidade? Se hoje sou rocha, é por causa deles. Mas não me arrependam. Vocês, pseudo-humanos, também não se arrependam. Tudo faz parte da cadeia vital. Existem ilusões e concretizações. Tudo a seu tempo.

DÚVIDAS

"Eu estendi minha mão
Lhe ofereci o meu coração
Quis dividir minha sensação
Mas hoje não há solução

Você vivia em meu pensamento
Me acompanhava a todo o momento
Porém foi causa do meu sofrimento
A falta do amor, o meu alimento

Hoje eu não consigo mais sorrir
Nada minha alma deseja sentir
Agora é hora do coração dormir
Vivendo com medo do peito mentir

Fui contaminado por toda essa dor
Fui distanciado de todo o calor
Um sonho onde não me deram valor
Um fosso onde não existe o amor".

Bruno Freitas Martins Costa

Nenhum comentário: