30.8.10

O amor dos homens, segundo I Coríntios 13

A cada dia que passa eu tenho aprendido mais sobre o amor. E a cada dia que passa eu reconheço mais que o que a Bíblia diz é verdade.

Vamos ver como a Bíblia Viva descreve 1 Coríntios 13:

---------------------------------------------------------


1 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

---------------------------------------------------------



Vamos analisar pra entender o amor nos nossos dias? Analisaremos versículo por versículo, e vocês entenderão como o amor que vivemos hoje é exatamente o que descreve o Apóstolo Paulo.

---------------------------------------------------------


"1 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. "

Em poucas palavras, mesmo que nós recebamos o batismo no Espírito Santo. Tem pessoas que buscam tanto o batismo que esquecem das coisas mais simples, como ajudar a um irmão necessitado, ou cuidar da namorada / noiva / esposa que tem.

"2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."

Novamente, as vezes estamos dentro da vontade de Deus segundo a sua Lei, temos uma grande autoridade sobre o maligno, mas ainda assim se não cultivarmos o amor ao próximo ou a quem está conosco, não teremos nossa salvação, pois teremos pecado num erro muito grande, que é de não amar.

"3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

Olha, essa é uma das passagens mais interessantes. Muitas pessoas dizem "eu amo o meu próximo porque dou esmolas", ou "eu luto pelos ideais dos meus pares". Contudo, seria isso mesmo um ato de amor? Nem sempre. As vezes, abraçar um pobre vale mais que uma nota de cem reais, e fazer um curativo em uma ferida, mais valoroso que qualquer sacrifício. Até porque Jesus morreu na Cruz como o sacrifício perfeito. NEm uma época em que o Cristianismo não é mais perseguido, devemos espalhar o evangelho. Morrer por ele é amor a Deus; morrer com ele é egoísmo, pois você a ninguém salvou.

"4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece."

Quem ama não joga na cara o que faz. A pessoa que ama faz as coisas por amor, e não como moeda de troca, ou como carta na manga que depois joga na cara. Quem diz "eu te amo" e depois joga na cara o que faz, esse não ama. O amor é pro bem, você faz porque quer. Você não pode desejar mal a uma pessoa porque ela é amada e você não, isso é abominável a Deus. E o erro de muitos, você não pode ignorar ou tratar com descaso as pessoas a quem ama. As vezes você perde alguém simplesmente pela sua incapacidade de amar.

"5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;"

Tem uma coisa que no versículo anterior é dito de forma implícita, mas que aqui fala de forma direta: Ir  para a cama de quem você ama não é e nunca será prova de amor. Quando você ama de verdade, não passa por cima de quem está contigo, olhando pra si mesmo. Não ofende quem ama, por ira. E muito menos fica inseguro. O amor traz segurança. Se não confia em quem está contigo, então não ama essa pessoa.

"6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;"

Olhe só... Eis outro versículo muito interesante, pois fala da injustiça (falsa acusação) e da verdade (oposição à mentira). Quem ama não acusa injustamente (sem provas) a quem ama. Isso é absurdo. E mais ainda, quem ama não mente. Muitos relaconamentos morrem por causa da mentira. Na verdade, no momento que você mente pra quem ama, você mente pro seu próprio coração. E nessas horas, você não está amando a Deus, e a você mesmo.

"7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Esse versículo aqui é perfeito! Certamente muito poucos chegaram a esse nível de amor, crendo nele, sofrendo por amor, esperando pelo amor, suportando injustiças e maledicências por causa do amor.

"8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;"

Pois é... Qualquer coisa que você faz sem amor, mesmo através dos dons espirituais, morrem; entretanto, o amor permanece. Quem é amado sabe que é amado, e o amor é tão poderoso que é manifestado continuamente.

"9 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;"

Nem preciso me estender nesse versículo, todos nós sabemos que ninguém sabe tudo sobre todas as coisas. E que muito ainda é conjectura.

"10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado."

Quando vier o que é perfeito, ou seja, Jesus em sua forma perfeita, de amor, tudo será entendido. Não haverá mais dúvidas, tudo será esclarecido.

"11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."

O amor vem com o amadurecimento. Conforme crescemos, aprendemos e entendemos o amor. Mas tem pessoas que teimam em não crescer, e são imaturos, ou seja, crianças. Essas pessoas não sabem o que é amar, e vivem de maneira errada. Essas pessoas sempre perderão o amor, por causa da imaturidade ao amar.

"12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido."

Quando nos tormanos conhecedores do amor, conhecemos e reconhecemos o verdadeiro poder desse sentimento. Aprendemos a viver esse tão maravilhoso sentimento, e as dúvidas, os medos, os receios, morrem. Tudo se torna claro, transparente, acabam os enigmas, o amor se torna tão intenso que Deus toma em suas mãos os corações, os tornando em um só. Esse amor faz com que Deus nos conheça pelo nosso nome, pois nos tornamos preciosos a Ele.

"13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Não basta ter fé em Deus; não basta ter esperança na providência divina; é preciso amar a Deus, as pessoas. O amor, acima de todos, é o dom supremo. João fala, e eu repito: Deus É Amor.


---------------------------------------------------------



Bem, pensem com carinho sobre tudo que está escrito aqui.

E aprendam a amar.

Eu estou aprendendo mais e mais a cada dia.

Ainda que continue esperando o meu amor chegar.

Nenhum comentário: