29.8.10

A VERGONHA DO PREPOTENTE


Tem pessoas que precisam de humildade.

Hoje eu vi no supermercado a mais ridícula demonstração de prepotência, arrogância e vista grossa neste ano: Um senhor, esquecendo-se dos modos que talvez um dia tenha recebido quando criança, humilhou a caixa do referido supermercado, chamando-a de "ignorante" e de "pobre esfarrapada". O pior é que o gerente a tudo viu, mas nada fez.

Existem pessoas que têm a sorte de nascer em berço de ouro, estudar nos melhores 9e mais caros) colégios, escolher a faculdade que vai fazer. Muitos outros não possuem tanta fartura de opções. Estudam em colégio público, lutam em um trabalho que paga pouco, e mesmo assim fazem faculdade graças a bolsas como o PRO-UNE.

Isso a faz menor que ele? Jamais!

Eu valorizo toda e qualquer pessoa que trabalha dignamente. Toda pessoa que luta sem se vender, sem se perder, merece meu apreço e minha admiração.

Obviamente, quando ouvi isso, defendi a caixa. Falei pra "Vsa. Excelência" que o que ele estava fazendo é um absurdo que só poderia vir de um hipócrita que nunca teve dificuldades na vida. Que ela era muito mais rica de espírito, que ele poderia pegar todo o seu dinheiro e sua arrogância e enfiar dentro, bem dentro. Ele olhou pra mim, e prossegui. Disse que eu não sou arrogante como ele, e que se ele quiser discutir cultura ou conhecimento comigo, que ele ia ser envergonhado, porque ele não é homem pra assumir sua pequeneza de espírito. Ele olhou de cara feia, mas foi embora.

Nossa, meu sangue ferveu. Se não tivesse me segurado, acho que tinha metido a mão na cara do palhaço!

Por isso, extravaso aqui aqui minha tristeza pela ignorância e pela grosseria dos outros.

Cansei de hipocrisia.

Nenhum comentário: